domingo, 20 de dezembro de 2015

(Natal 2015 #7): Contagem decrescente

Pois é, o Natal é já para a semana e devemos aproveitar estes últimos dias para os preparativos finais.

Cá por casa, estamos também em contagem decrescente para as férias que vão durar até à primeira semana de Janeiro. Uns dias para fazer balanço e carregar baterias, que nos vão saber pela vida. Mas como vamos estar fora até dia 24 (Medo!!) temos que deixar tudo muito organizado.
Mas para quem estiver por cá, este fim-de-semana deve ser também aproveitado ao máximo para tratar dos preparativos que nos vão permitir viver a semana que se avizinha sem stress.

Entrega dos presentes

Agora que os presentes estão destinados e embrulhados, podem ser entregues a quem não passa o Natal convosco, em visitas rápidas ou pequenos lanches de Natal.

Ementa e lista de super-mercado de Natal

Nesta fase e com as ultimas compras em mente, as da comida, devem pensar (e escrever) a vossa ementa de Consoada e Dia de Natal. Depois de escolhidos os pratos é mais fácil elaborar uma lista de compras correcta, dentro do budget e que evite desperdícios.

Façam o que eu digo, não façam o que eu faço, e mesmo que a festa seja na vossa casa, peçam a colaboração de alguns convivas para que tragam as suas próprias especialidades para todos degustarem. 
Se forem convidados, não se esqueçam de perguntar o que devem levar para a festa.

Preparar a casa para as festas

Por fim preparem a casa para os dias de festa. Façam uma limpeza geral antecipadamente e verjam se alguma coisa necessita de arranjo. 
Verifiquem os sistemas de aquecimento, ares condicionados e lareiras, caso não os tenham utilizado recentemente. Para quem tem lareiras é boa ideia atestar de lenha já que os próximos dias são passados em casa e convém por isso reforçar. 

Se vão receber hóspedes em casa, certifiquem-se as suas acomodações estão limpas e arrumadas. Que há toalhas à disposição, bem como cobertas extra. É simpático também deixar um pequeno kit básico de higiene, àgua fresca e alguns snacks
Se forem vocês os convidados na casa de alguém, ofereçam um bom vinho ou um vaso de flores natalícias, por exemplo. 

Se costumam usar algum serviço de jantar especial nesta altura, pode já tirá-lo do armário, bem como copos ou talheres para que os possam limpar convenientemente antes de usar. 

Se fizerem tudo isto calma e atempadamente está garantido um Natal sem stress. E ele está mesmo ali ao virar da esquina! Atrevo-me até a dizer "Boas festas!" desde já! 

1 comentário: