segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Véspera de feriado (ou uma sobremesa de última hora)

Quando se tem filhos normalmente as vésperas de feriado e as sextas-feiras à noite passam a ser em casa. Ainda queremos estar com os amigos e ter a sensação que o fim-de-semana/feriado ainda está para durar, mas ao mesmo tempo estamos cansados da semana, não queremos deixar os miúdos que também estão cansados e geralmente mais birrentos, e apetece-nos um sitio onde possamos conversar sem barulhos, até ás tantas, com os miúdos a dormir no quarto ao lado. É aí que os jantares em casa passam a ser a melhor opção. Janta-se com os miúdos e depois disso servem-se os cafés e os gins à descrição e a conversa fluí por mais um bom par de horas. 

Cá em casa é assim, e no corrupio da semana nem sempre há tempo para sobremesas pomposas que levam tempo a fazer e ainda tem que ficar no frio, preferencialmente de véspera. As sobremesas destes dias têm que ser práticas, rápidas de fazer e que se aguentem na mesa para se poder beliscar quando se quiser ao longo da noite. 

Tenho várias opções destas no meu repertório de sobremesas mas a última é totalmente plagiada do Tasty (Sou só eu que fico de boca aberta a ver estes vídeos?) e foi testada pela primeira vez no Natal. Desafiada no meu facebook pessoal, acabei mesmo por fazer a árvore de Natal de Nutella que ficou para lá de deliciosa! Mas nessa noite muitos amigos não puderam provar e ficou a promessa de uma repetição. 

Numa dessas sextas-feiras preparei a sobremesa e só liguei o forno no fim do jantar. Quando os cafés chegaram com este bónus, o pessoal atropelou-se para provar. É que para além de tudo é muito fácil ao longo da noite ir puxando mais um bocadinho, é "viciante", ouviu-se. 

E que tal fazer uma em forma de máscara de Carnaval? Para além de delicioso os miúdos iam achar super divertido. Até porque a véspera de feriado (para quem o tem) é uma espécie de sexta-feira à noite, só que ainda mais pequenina! 


Três "folhas" de massa folhada fresca de compra
Chocolate tipo Nutella q.b.
Uma gema de ovo para dar cor à massa



É só barrar as várias folhas de massa e sobrepor 



Há quem faça um sol, eu optei por fazer uma espécie de estrela



Com um copo ou uma forma marque o meio (sem cortar) e depois corte pontas a partir do centro

Torça as pontas e pincele com a gema de ovo
E está pronto a ir ao forno

4 comentários:

  1. fica uma sobremesa bonita...
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. beeemm, fiquei a salivar só de ver as fotografias! e é uma receita tão simples! tenho mesmo de experimentar :)

    beijinhos
    18 and a life ♡

    ResponderEliminar