quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Dez coisas que quando o Natal chegar vão agradecer ter feito agora!


Falta um mês para o Natal, e apesar de ainda tudo parecer calmo, quando dermos por nós já está mesmo aí e anda tudo no reboliço dos preparativos. Se querem que os vossos dias até ao Natal sejam passados a viver da melhor maneira esta época, em vez de a stressar com ela, este post é para vocês. Eu já o escrevi e publiquei o ano passado, mas continua tão actual como sempre. É o meu guia para umas "Festas sem stress", espero que vos ajude. 


Se aí por casa gostam de viver o Natal intensamente (eu!), mas por vezes os preparativos levam a que se sintam stressadas e ansiosas (eu, eu, eu!), considerem começar a tratar das dez coisas abaixo com a maior antecedência possível!  Depois contem-me se não correu muito melhor...

1. Budget

Faça o quanto antes o orçamento do seu Natal. Isto previne que no calor do momento gastemos mais do que aquilo que o razoável (ou o nosso orçamento doméstico) permite. Mas não se limite a incluir os presentes. Conte também com as despesas de casa e das refeições (se for o anfitrião da festa de Natal) ou caso seja fora de sua casa, com eventuais despesas de deslocação, viagens etc. Outra coisa a contemplar são os gastos com eventuais tradições natalícias: Fotografia de familiar, Roupa nova para todos, jantares de amigos, Passeios para ver as iluminações ou quaisquer outras coisas que pretendam fazer nesta quadra.

2. Lista de pessoas a presentear 
(com ideias de possíveis presentes)

Faça uma lista de todas as pessoas a quem quer oferecer presentes e limite-se a ela. É muito tentador lembrar-nos de outras pessoas quando vemos presentes queridos na loja, mas não esqueçamos o nosso budget. Temos o ano todo (e os saldos) para aquele miminho extra.
Nesta lista podemos assinalar logo ideias de presente para cada pessoa e/ou lojas a visitar. Claro que não custa lembrar que devemos passar às compras o quanto antes: a escolha é maior, não nos sentimos pressionados a comprar devido ao aproximar da data e com tudo isso poupamos! 

3. Presentes homemade

Para as pessoas na sua vida a quem não irá oferecer presentes, pense em fazer um miminho "homemade". Vizinhos, conhecidos, Professores etc. ficarão felizes ao saber que se lembrou deles e lhes oferece o seu tempo. É igualmente eficiente para aquela pessoa para quem não compramos um presente e que de repente nos oferece um. Há imensas opções DIY na Internet, é só pesquisar um bocadinho. Mas se vai fazer, o melhor é começar já!

4. Menu

Se as refeições de Natal vão ser em sua casa é boa ideia alinhavar desde já um menu para os vários momentos, incluindo os doces e guloseimas. Isto será uma grande ajuda na altura de fazer as compras para as festas. Caso não seja em sua casa, pergunte ao anfitrião o que deve levar e proceda da mesma forma. Caso pretenda ajuda dos seus convivas, convide-os desde já a levar as suas especialidades, para que também tenham tempo de se organizar.

5. Lista de supermercado

Faça uma lista separada para as coisas que necessita para o Natal. Não inclua apenas a comida mas também outras coisas que possa gastar mais nesta altura como Lenha ou até artigos de higiene (caso tenha hospedes em casa). Isso ajuda a diferenciar o montante que gastou apenas com a festa de Natal e, claro, a evitar que falte alguma coisa nesses dias.

6. Rever decorações 
(e se necessário comprar novas)

Por esta altura a maioria de nós já fez ou começou a fazer a árvore de Natal e restantes decorações. As lâmpada ainda funcionavam? As bolas já perderam a cor? Se a decoração já não estiver em condições ou simplesmente não for do seu agrado, esta é a altura para substituir o que for preciso, não espere pelos dias à volta do Natal porque aí terá muitas outras prioridades. 

7. Comprar Papel de Embrulho e fita

Se comprou os presentes com antecedência, se os comprou em certas cadeias de lojas, ou se simplesmente não quis/pode esperar para embrulhar, é uma boa ideia comprar um ou mais rolos de papel de embrulho e começar o quanto antes a embrulhar. Desta forma não se tornará uma tarefa maçadora. Por esta altura tenho sempre o material adequado na primeira gaveta da minha cómoda do corredor. Sempre que é necessário é só abrir a gaveta e usar a superfície da cómoda para fazer o embrulho. 


8. Comprar roupa e/ou pijamas 
(para estrear no Natal)

Se tal como nós tem alguma tradição ou costume de Natal, deve tratar dos seus preparativos o quanto antes. Cá por casa usamos roupa nova no dia 25 e pijamas novos na véspera de Natal. A Black Friday ou a Cyber Monday teriam sido bons dias para comprar, mas caso não tenha tido oportunidade de aproveitar, vá comprar o quanto antes. Já me aconteceu deixar a compra da roupa nova para o dia 23 e depois não encontrei nada do que queria e acabei a comprar por impulso. 


9. Adiantar e Congelar comida

Com o Menu de Natal elaborado (ver ponto 4) devemos, por um lado, adiantar tudo o que possamos para o dia: massas, recheios, salgadinhos etc. pois podem ser congelados sem perder propriedades e estar prontos a dar apenas os toques finais e empratar no dia de Natal. Por outro lado, o dia 24 (e por vezes outros, dependendo da nossa rotina) podem ser assoberbantes e no meio de tantos preparativos até nos esquecemos que temos que comer. O pior é que a família não esquece! Para evitar ter que mandar pai e crianças comer fora nesse dia, tenha alguns pratos congelados ou preparados de véspera que possa tirar e servir sem lhe roubar muito tempo dos preparativos ou pratos mais complexos que esteja a fazer para a consoada. 


10. Prepare a casa para a(s) festa(s)

Se vai ficar em casa e/ou receber pessoas nestas festas, dê uma volta pela casa e perceba se há alguma melhoria a fazer. Certifique-se que o aquecimento funciona em toda a casa ou se tem lenha suficiente para a lareira. Mude e areje os quartos de hospedes. Retire aquela toalha de mesa especial e ponha a arejar ou lave e passe. Verifique também se o serviço de jantar, talheres e copos estão OK. Veja se vai usar os guardanapos que tem ou comprar novos...enfim, tudo o que for preciso para que nos dias que circundam o Natal possa apenas aproveitá-lo com aqueles que mais ama. 

Bom Natal! 

2 comentários:

  1. Também tenho uma lista assim. Comecei a organizar-me para tudo em Setembro. (ups ^^) Não devo receber família cá em casa nos dois dias principais, mas gosto tanto da época que quis fazer a minha lista com antecedência e ir desfrutando de cada momento, para não chegar ao dia 25 e ficar triste por ter passado tudo tão rápido. Já montei a árvore, já comecei a decorar a casa, já fiz as tradicionais bolachas e já comecei a fazer a lista de presentes. Como começo um novo projecto profissional segunda-feira, quero aproveitar estes dias para riscar mais algumas coisas da lista. E deixa-me tão feliz. ^^

    ResponderEliminar
  2. Percebo exactamente o que queres dizer! Cá em casa é uma loucura, família grande, tudo cá em casa e uma control freak (EU!) a tentar não desesperar, mas a adorar cada momento. As listas ajudam imenso a que tudo ande nos trilhos.

    E esse guest post? Sobre o Natal seria maravilhoso já que é uma paixão comum! O que me dizes?

    Beijos!! CH

    ResponderEliminar